terça-feira, 22 de janeiro de 2008

SPFW - Day 6

Chegou o fim. Nem acredito!

Comecei meu dia no Iguatemi no desfile da Gloria Coelho. Roupas bem bonitas, bem dramáticas. Muita pele fake e muito preto. Na platéia fotografei o mutante Sergio Dias. E na saída umas modelos pra uma entrevista. Ninguém mais. Não levei cotovelada, nem fui arrastado pela multidão insaciável de fotógrafos e cinegrafistas.

Almocei pele primeira vez usando garfo e faca em dias e dias. Acho que estou voltando a ser gente. Corri pra Bienal e em seguida vi Alexandre Herchcovitch masculino. Um dos desfiles que mais queria ver. Sentei na primeira fila. Um pouco antes do desfile começar vi uma muvuca do lado oposto ao que estava sentado ( eu, em teoria deveria estar fotografando as celebridades ou sendo assistente do Toscani, anotando o que vestiam as meninas bem vestidas, pegando a assinatura delas e telefone. Mas estava mais interessado em ter uma boa visão e tinha pedido uma "folga" pra ver confortavelmente esse desfile ). Quando houve uma brecha vi a Luciana Curtis ao lado do Marcelo Sommer. Não resisti. Momento tietagem numero um do dia. Fui até la, falei com ela e a fotografei. Uma fofa. Cara, ela existe mesmo! Pra mim ela sempre foi a mulher mais linda do mundo. Uma coisa meio inatingível, meio inexistente. Fiquei como uma criança em noite de Natal, feliz da vida, só faltou dar pulinhos. Voltei correndo e vi o desfile. Da primeira fila fiz uma foto bem boa que foi publicada no site. É a foto que esta lá embaixo.

Na sequência vi o Sommer na Do Estilista. O desfile foi nos fundos da sala um, lá fora, numa espécie de jardim. Lugar bem bacana. Tava meio chovendo e bem frio. O Arnaldo Antunes cantou. A Luciana Curtis desfilou. Na Platétia estava Henrique Gendre, o marido (e fotógrafo fodão) da Luciana Curtis ( a mulher mais linda do mundo, nunca é demais repetir isso! ). Ele estava com uma bolsa com uma cachorrinha dentro. Troquei uma idéia com ele e o fotografei. Momento tietagem número dois do dia. Quero ser Henrique Gendre quando crescer. Sempre quiz. O cara é muito bom mesmo. Sempre admirei seu trabalho e fico feliz que ele estaja lá en NY trabalhando e se dando bem. Mas triste também porque quase não vejo seu trabalho publicado por aqui no Brasil (atualmente as campanhas da Animale e Schutz são dele). Falamos sobre fotografia e sobre a cachorrinha fofa deles. Meio rápido, mas bastante inspirador para mim.

A Luciana, o Henrique e a Mabel ( a tal cachorrinha ), são a família mais linda da moda brasileira. E a Gloria Coelho, o Reinaldo Lourenço e o Pedro Lourenço são a família feia/monstro da moda brasileira. Qualquer pessoa que tenha no mínimo dois neurônios e uma pitada de senso estético sabe disso.

Concordam comigo?

O último desfile foi Ronaldo Fraga (também meu futuro amigo). O fotografei no back stage antes do desfile começar. Ele tem fama de sempre arrasar em seus desfiles. E desta vez não foi diferente. Uma passarela com varal de roupas de tule. Uma trilha sonora bem brasileira e roupas lindas com estampas mais lindas ainda. O cara é bom. Bem bom. A menina que estava no meu lado na platéia até chorar, chorou!

Quando as luzes se apagaram antes do desfile começar a galera do Pit (aquela arquibancada apinhada de fotógrafos e cinegrafistas), gritou em coro "Palomino cafona!, Palomino cafona!". Um horror! A Erika na real só pinta de má pessoa. Porque do mal que a conheço ela me parece uma pessoa bem agradável e atenciosa mesmo. Ninguém precisa escutar aos gritos que você é cafona. Porque eu nem acho que ela seja mesmo assim. O pessoal não gosta muito dela. Uma pena.

Cheguei a conclusão que fotógrafo de Pit é tudo ogro, tudo bruto, tudo mal educado. De longe a galera que te empurra mais, que quase passa por cima de você e que bate com seu teleobjetivo na sua cabeça se for necessário pra abrir caminho. Sem falar que eles atrasam bastante os desfiles. Nunca na vida quero fazer pit. O episódio com a Erika foi lamentável.

E finalmete acabou. Não tenho mais o que contar. Muita gente sabe meu nome, sabe que eu existo, e principalmente conhece minha mirada. Levei meu portifólio todos os dias e muita gente o viu. Descolei uns telefones quentes de fotógrafos que eu simplesmente adoraria trabalhar com eles. Espero que role. Devo isso ao meu chefe Toscani. Por me colocar em contato com a Elle, com o mercado editorial brasileiro, por confiar em mim, em meu trabalho. Em teoria eu deveria ter sido mais seu assistente, mas acabei sendo mais um fotógrafo da equipe Elle.

Adorei tudo, não vou negar. Queria muito ter participado e tomar contato com tudo isso. Foi foda demais: cansei, me estressei, não dormi bem, não comi bem, tive olheiras e calo nos pés. Mas fui feliz. Faria tudo outra vez. Adorei as pessoas, os jornalistas se ajudando, os fotógrafos me perguntando se eu já tinha fotografado o fulano e me perguntando o nome dos quase famosos. Só não gostei da galera montadíssima, da galera que rouba brinde, da galera que dá pinta de importante. Preguiça, muita preguiça.


Pra quem não viu e não acompanhou meu trabalho esta em:

http://elle.abril.com.br/spfw/inverno2008/

Colaborei mais com as sessões "Pimenta", "Beleza em foco" e "Entrevistas". E espero ver algum clique meu nas futuras revistas. Não sei se rolará.




Fico feliz que sobrevive a tudo isso e vou sentir falta. Com certeza.

Nenhum comentário: